segunda-feira, 23 de abril de 2007

Esquadrilha da Fumaça


História
A Esquadrilha da Fumaça fez sua primeira apresentação em 14 de maio de 1952 utilizando aviões North American T-6 Texan, modelo de avião que utilizou até 1977. Por um breve período, de 1968 a 1972, foram utilizados jatos franceses Aeropastiale CM-170-2 Fouga Magister, designados T-24 na FAB, que se mostraram inadequados às condições brasileiras.
A Fumaça interrompeu sua apresentações em 1977, mas retornou em 8 de dezembro de 1983 utilizando aviões Neiva Universal T-25, logo substituídos por modernos Embraer EMB-312 Tucano.
Os membros da esquadrilha permanecem 4 anos em atividade e depois são transferidos para outra unidade.
Sua base atual é na Academia da Força Aérea em Pirassununga, SP.
O piloto mais famoso da Esquadrilha da Fumaça foi o Coronel Braga que pilotava um T-6
Aviões


Os aviões utilizados pela Esquadilha da Fumaça são:
North American T-6 Texan com 1225 apresentações.
Aeropastiale CM-170-2 Fouga Magister com 46 demonstrações.
Neiva T-25 Universal com 55 apresentações.
Embraer EMB-312 Tucano com mais de 1200 apresentações acumulados até 2005.
Outros grupos

Outros grupos de acrobacias aéreas pelo mundo:
Halcones (Chile)
Cruz del Sur (Argentina)
Frecce Tricolori (Itália)
Patrouille de France (França)
Thunderbirds (EUA)
Blue Angels (EUA)
Red Arrows (Reino Unido)
Asas de Portugal (Portugal)
Blue Impulse (Japão)

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